segunda-feira, 25 de maio de 2020

Conheça a Escola de Belas Artes de Paris e sua importância (Texto publicado pela Agência Pandartt)



Se você deseja ingressar em uma escola de arte de alto nível, pode escolher estudar na Escola de Belas Artes de Paris. A escola possui mais de 350 anos de história, formando diversos grandes artistas em toda a Europa. O estilo Beaux Arts, baseado na Antiguidade Clássica, preserva formas idealizadas, e passa o estilo às gerações seguintes.

A Escola de Belas Artes de Paris é formada por um grande conjunto de edifícios acadêmicos de artes na França, próximo ao Museu do Louvre. Por ali passaram diversos nomes importantes do meio artístico como os pintores Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir, entre outros.

Uma Breve História da Escola de Belas Artes de Paris

A escola foi fundada em 1648 por Charles Le Brun. Nos seus primeiros dias, era conhecida como Academia de Belas Artes (Académie des Beaux-Arts) e foi inaugurada graças ao cardeal Jules Mazarin. O cardeal veio da Itália e foi um político e diplomata célebre. Ele também serviu como ministro do jovem rei Luís XIV, que tinha apenas 5 anos na época.

Como na maioria das coisas, a França estava determinada a ser referência em tudo, e isso incluía as instituições de arte. Naquela época, a Itália era conhecida em todo o mundo por seus célebres artistas e mestres, e já contava com muitas escolas de arte em Roma e Florença. Recusando ser superado por seus colegas italianos, a Escola de Belas Artes de Paris foi aberta.

A escola era muito restrita no processo de admissão de alunos. Entretanto, uma vez que você entrasse, poderia ter acesso às aulas de desenho, pintura, escultura, gravura ou arquitetura. À medida que Luís XIV crescia, ele finalmente passou a escolher os graduados mais talentosos para ajudá-lo a decorar seu palácio em Versalhes.

Em 1863, Napoleão III decidiu dar à escola independência do estado francês. O nome da escola foi então oficialmente alterado para l'École des beaux arts.
Escola de alto nível

Então, a partir daquele ponto, a escola se aprimorou ainda mais nas artes plásticas. Havia dois currículos disponíveis para seus alunos. O primeiro era a “Academia de Pintura e Escultura” e o segundo a “Academia de Arquitetura”. Ambas as opções focavam no estudo da mais clássica de todas as artes, a da Grécia Antiga e Roma.

A competição dentro da Escola de Belas Artes de Paris era muito acirrada. Os alunos eram obrigados a provar e aperfeiçoar suas habilidades concluindo tarefas básicas de desenho. Tudo isso acontecia antes que pudessem passar para aulas mais avançadas de desenho figurativo. Somente quando atingissem um alto nível de aperfeiçoamento, é que passavam para a pintura.

No final do século XIX e início do século XX, a escola era vista como rígida demais em sua estética. Isso ocorre na época do advento dos movimentos de arte moderna como o impressionismo, o expressionismo, o fauvismo e o cubismo.

Além disso, a cada ano, um aluno especial recebe o Grand Prix de Rome, que inclui uma bolsa para estudar arte em Roma. Muitos dos artistas que ganharam a bolsa tornaram-se mundialmente famosos como Pierre-Auguste Renoir e Jean-Honoré Fragonard.


Surpreendentemente, o escultor Auguste Rodin solicitou a bolsa e foi rejeitado três vezes. Rodin é um dos escultores mais renomados do meio artístico. O que só prova a intensidade e o nível de competição que existe dentro da escola.

Cursos de Arte

A maioria dos cursos de graduação na Escola de Belas Artes de Paris tem duração de 5 anos. São oferecidos cursos práticos de pintura, escultura, modelagem, fundição, pintura a fresco, gravura, vitral, fotografia, serigrafia, litografia, morfologia, imagem digital e arquitetura.

As disciplinas acadêmicas incluem a história da arte, teorias críticas da arte, psicologia da arteterapia, estética, cinema e literatura. Também há disponível um curso de 2 anos conhecido como Sena. O programa é oferecido pela escola a estudantes de todo o mundo para ajudá-los a desenvolver suas sensibilidades artísticas por meio de críticas, pesquisas e trabalhos experimentais.

Admissão

A admissão na Escola de Belas Artes de Paris é considerada apenas para estudantes titulares de um bacharelado (ou equivalente) e com idade entre 18 e 24 anos. Os estudantes que se inscreverem para o segundo ano podem ter até 26 anos. Os estudantes estrangeiros são aceitos, mas é necessário um bom conhecimento de francês. Isso será testado por um júri durante a entrevista de admissão.

Todos os documentos educacionais também precisam ser traduzidos e possuir certificados para o francês. Geralmente, as inscrições são abertas em fevereiro, com entrevistas em março e abril.

A arquitetura da Escola de Belas Artes de Paris

O prédio que abriga a escola é tão interessante que merece uma seção própria. Segundo o site da escola, a maioria dos edifícios data dos séculos XVII e XIX. Os edifícios mais antigos foram construídos no início do século XVII como parte de um mosteiro. Estes edifícios foram convertidos no Museu de Monumentos Franceses durante a Revolução Francesa.

Depois que o museu foi fechado em 1816, os edifícios foram entregues novamente à Escola de Belas Artes. O restante dos edifícios foram erguidos graças a um arquiteto chamado Félix Duban, em 1830.

Todos os edifícios do complexo foram classificados como monumentos históricos em 1972. A escola em si não possui apenas uma arquitetura incrível, mas também é o berço de um movimento arquitetônico chamado de Beaux Arts. Esse estilo arquitetônico é considerado uma combinação dos estilos neoclássico, gótico e renascentista francês, com a incorporação de vidro e ferro.

Artistas famosos que frequentaram a Escola de Belas Artes de Paris

Dentre os mais célebres ex-alunos da escola, estão:

Bernard Buffet, pintor;
Edgar Degas, pintor;
Eugène Delacroix, pintora;
Jean-Honoré Fragonard, pintor;
Charles Garnier, arquiteto que projetou a Opéra Garnier em Paris;
Hubert de Givenchy, designer de moda;
Gustave Moreau, pintor;
Meta Vaux Warrick Fuller, escultora, pintora e poeta afro-americana;
Pierre-Auguste Renoir, pintor;
Alfred Sisley, pintor;
Valentino, designer de moda;
Alice Morgan Wright, escultora americana.

Você pode notar que há poucas mulheres nesta lista. Isso ocorre principalmente porque as mulheres não foram autorizadas a frequentar a escola até 1897.

Coleção de arte


A Escola de Belas Artes de Paris possui uma das melhores coleções de pinturas, esboços, desenhos arquitetônicos e documentos de ex-alunos da escola. Dentro da coleção há mais de 200 pinturas dos participantes do Grand Prix de Rome expostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário